Minhas vidas

Uma das formas de contar como cheguei até este momento seria mais ou menos assim…

 

A primeira coisa que preciso contar aqui é que fui jogadora apaixonada do meu amado Timão e campeã brasileira pela seleção paulista. Era séria a coisa! Depois mergulhei de ponta na minha primeira profissão – de farmacêutica. Estudei Farmácia e Bioquímica na USP, trabalhei muitos anos na área de nutrição clínica e, como gostava muito de saber da vida dos clientes pra ver como eu podia ajudar, fui meio sem querer parar no marketing. Trabalhei em grandes empresas farmacêuticas e me diverti bastante. Mas… passou!

Mais ou menos no meio dessa fase, passei por um grande sofrimento de separação, doído, e fui quase obrigada a reaprender a respirar! Reaprendi a sentir o corpo e a tê-lo como aliado. Fiz uma formação longa e intensa em ‘Core Energetics‘, encontrei a yoga e anos depois estudei com o professor querido Marcos Rojo.

Nos anos seguintes (e por todas as minhas vidas futuras) me dediquei a estudar e praticar o budismo da melhor forma que podia e com todo o meu coração. Minha vida se transformou tanto… de dentro pra fora. O Lama Padma Samten foi quem me deu a chave para abrir essa porta tão essencial. Tive a boa sorte de me aproximar de muitos professores incríveis – Lama Alan Wallace, Jetsunma Tenzin Palmo, Roshi Joan Halifax, Tenzin Wangyal Rinpoche, Geshe Ngawang Phende e, mais recentemente e de forma avassaladora, Erik Pema Kunsang. Como o amor e a energia eram demais, tenho dedicado parte dela a traduzir e interpretar essas mentes, emprestando minha voz e encontrando palavras que possam chegar aos ouvidos e corações brasileiros.

Em 2013, ganhei um grande presente do Lama Alan Wallace, que de novo daria um sentido mais profundo à minha vida – o Cultivating Emotional Balance. Em 2017, a Elisa Kozasa, neurocientista e criatura humana da mais fina qualidade, e eu fomos indicadas ao Comitê Internacional do CEB Training e autorizadas a oferecer a formação de professores no Brasil. Com muita coragem e com muito amor, com uma parceria perfeita com a Elisa, e com todo o apoio do Alan Wallace e da Eve Ekman, começamos essa jornada. Transformamos uma formação que recebemos em 5 semanas incríveis e intensas em uma pós-graduação com a duração de 1 ano. Formamos a primeira turma em 2018 e até esta data, julho de 2025, temos 13 turmas formadas e 2 em andamento. Acompanhamos o esforço e a dedicação de mais de 450 pessoas queridas que agora lançam sementes de práticas contemplativas e de um olhar mais profundo para o mundo emocional por todos os lugares.

Nos últimos anos, encontrei nos estudos sobre trauma, um olhar mais cuidadoso sobre a prática de meditação em um contexto laico. E como nada que me encanta na vida pode sobreviver na superfície, estou concluindo minha formação para acompanhar pessoas em sua jornada de integração do trauma em suas vidas.

E assim seguimos…