Como podemos ajudar as nossas crianças a manejar o estresse
~ Susan Kaiser Greenland
Clique aqui para ver o vídeo com legenda (selecione portuguese na bolinha verde abaixo do vídeo) ou veja a transcrição abaixo:
A consciência plenamente atenta tem agora muitos significados para muitas pessoas. Mas o conceito clássico de atenção plena é basicamente uma forma de prestar atenção às experiências da vida de um modo particular, com uma atitude de bondade e compaixão por nós mesmos e pelos outros.
Eu comecei a praticar a meditação da atenção plena com os meus filhos porque eu mesma já praticava. E pensei: “- uau, se está me ajudando, deve ajudar as crianças também”. É por isso que comecei a trabalhar com eles.
Primeiramente, o estresse que nós sentimos como pais afeta as crianças, mesmo que tentemos não deixar que seja passado para eles. Nosso estresse os afeta o tempo todo. Mesmo bebezinhos pequenos percebem o nosso estresse. Por isso é tão importante que nós aprendamos a manejar o estresse em primeiro lugar, que nós aprendamos a relaxar, que aprendamos técnicas que nos ajudem a acalmar, e nos confortar. E também a ver nossa situação de forma mais clara.
De forma geral, as crianças estão muito atarefadas, pressionadas – pedimos que façam coisas demais.E eles acabam sofrendo o estresse também. Quando você entra em uma escola e conversa com as crianças, elas dirão prontamente sobre o estresse que sentem.
A meditação da atenção plena é uma atividade de bastante introspecção, mas é também uma atividade sensorial. Assim, as crianças pequenas podem prestar atenção aos cinco sentidos, construindo primeiramente uma consciência de si mesmos.
Dizemos para as crianças pequena que a atenção plena é estar consciente de “mim”, das outras pessoas e do mundo à nossa volta.
Há tantas histórias maravilhosas que nós ouvimos sobre como as crianças levam pra casa a prática de atenção plena que aprendem na escola. Elas aplicam às situações da vida real. Então, por exemplo, as crianças usam a respiração, exercícios simples de respiração e a consciência da respiração para se acalmarem quando estão descontrolados, ou para ajudá-las antes de uma prova; ou usam a atenção plena para ajudá-los em conflitos com os irmãos. Mesmo quando estão se divertindo e jogando, as pessoas podem aplicar a atenção plena; pode-se praticar a consciência plena ao praticar esportes,ou ao tocar instrumentos musicais.
É de fato uma habilidade aperfeiçoada de prestar atenção e de ver a sua experiência mais claramente.