Cultivating Emotional Balance

O Programa Cultivating Emotional Balance (CEB)  teve início em uma Conferência do Mind and Life Institute em Dharamsala em 2000; o tema dessa reunião, que envolveu um grupo de cientistas, filósofos e monges com SS o Dalai Lama, foi emoções destrutivas. Paul Ekman, falou sobre “A Evolução da Emoção Humana”. Outros cientistas falaram sobre a psicobiologia das emoções destrutivas e sobre neuroplasticidade, incluindo a sua relevância para a educação moderna. Este encontro foi descrito no livro “Emoções Destrutivas”, de Daniel Goleman.

Sua Santidade  o Dalai Lama pediu que as idéias para melhorar a vida emocional discutidas nessa reunião fossem implementadas. Paul Ekman e Alan Wallace assumiram esse desafio e desenvolveram o primeiro currículo do CEB (com colaborações de Richard Davidson, Mark Greenberg e Matthieu Ricard), que foi oferecido pela primeira vez em 2002.

Foi então realizado um projeto de pesquisa com base no CEB, elaborado por Ekman e Kemeny e realizado por Kemeny – a pesquisa revelou importantes benefícios derivados do treinamento do CEB. Os participantes demonstraram uma diminuição muito significativa em graus de depressão, ansiedade e hostilidade durante o período de 5 semanas. Além disso, os participantes relataram um aumento significativo nas habilidades afetivas e demonstraram uma melhoria significativa na capacidade de detectar formas sutis de expressão facial das emoções.

No período pós-treinamento, os participantes demonstraram um padrão de resposta que sugeriu menor reatividade emocional e fisiológica ao estresse em comparação com a sua reatividade antes do treinamento. Em outras palavras, o treinamento foi capaz de protegê-los contra os efeitos fisiológicos e psicológicos negativos do estresse. Resultados adicionais mostraram que estes participantes melhoraram a relação com seus parceiros. A eficácia da comunicação foi melhorada não só no ambiente de trabalho, mas também no ambiente doméstico.

PAUL EKMAN

Paul Ekman Paul Ekman é Professor Emérito em Psicologia na Universidade da Califórnia em San Francisco , EUA, e é o mais conhecido pesquisador sobre comportamento não-verbal, que abrange as expressões faciais e gestos. Além de sua própria distinta carreira acadêmica, Ekman é autor de mais de 100 artigos publicados e detém vários doutoramentos honoris causa. Psicólogo e co-descobridor preeminente das micro expressões com Friesen, Haggard e Isaacs, Ekman foi nomeado pela Associação Americana de Psicologia como um dos psicólogos mais influentes do século XX, e a Revista Time (2009) o saudou como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo


Alan Wallace Alan Wallace é um grande erudito e um dos mais prolíficos escritores e tradutores do budismo tibetano no Ocidente, que busca continuamente formas inovadoras para integrar práticas contemplativas budistas com a ciência ocidental para que se possa avançar no estudo da mente.

Dr. Wallace, estudioso e praticante do budismo desde 1970, tem ensinado a teoria e a prática da meditação em todo o mundo desde 1976. Dedicou 14 anos de formação como um monge budista tibetano, ordenado por Sua Santidade o Dalai Lama. Em seguida graduou-se em física e filosofia da ciência no Amherst College e realizou seu doutorado em Estudos Religiosos na Universidade de Stanford.


Eve_full A área de interesse da pesquisa de Eve Ekman foi inspirada por  sua experiência como assistente social no departamento de emergência do Hospital Geral de San Francisco, onde busca unir a regulação emocional a intervenções baseadas na meditação, base do CEB. Eve fez um doutorado na Universidade de Berkeley onde explorou o manejo do estresse com profissionais de saúde, concluído em 2014.

No Centro de Medicina Integrativa Osher, Eve continua  refinando a estrutura conceitual, a investigação e o treinamento nas áreas de significado, empatia e burnout. O foco é a formação interpessoal de longo prazo de profissionais de saúde com o objetivo de desenvolver habilidades empáticas, a experiência de sentido e de manejo do burnout. Além disso, a pesquisa de Eve inclui dispositivos de tecnologia assistida para promover a regulação da emoção e a atenção plena, para desenvolver uma medição dinâmica de empatia e avaliar o impacto da atitude empática do cuidador na qualidade do atendimento ao paciente.Eve Ekman e Alan Wallace são diretamente responsáveis pela formação dos instrutores do Programa CEB em todo o mundo.


Os Quatro Equilíbrios

O principal objetivo do Programa é oferecer recursos para que o participante cultive o mais elevado grau de bem-estar por meio de diferentes tipos de meditação – silenciosas, analíticas e discursivas.

Neste contexto, “bem-estar” equivale ao que os gregos chamaram de eudaimonia, ou felicidade genuína, aquela que deriva do que cultivamos e trazemos ao mundo, de forma não condicionada e não modulada pelas circunstâncias externas.

O bem-estar é o resultado do cultivo de quatro inteligências que resultam em quatro equilíbrios:

Equilíbrio Conativo – refere-se discriminar intenções e desejos e alinhá-los ao cultivo do bem-estar de si mesmo e dos outros.

Equilíbrio da Atenção – equivale a “afinar o instrumento” da nossa atenção, para que possamos focar no que realmente importa. Como disse o pioneiro da psicologia ocidental, William James, “a cada momento, aquilo em que prestamos atenção é a realidade”.

Equilíbrio Cognitivo – a inteligência desenvolvida aqui é a de perceber da forma mais clara possível o que a realidade está nos apresentando, identificando o papel do observador na interpretação da realidade.

Equilíbrio Afetivo – nosso bem-estar é diretamente influenciado pela qualidade das nossas relações e vice-versa. Aqui cultivamos um novo olhar para nós mesmos e para o outro.

Veja aqui o Professor Alan Wallace explicando os Quatro Equilíbrios: