Como trocar a distração pela satisfação
~ Daniel Goleman
O funcionamento multitarefa pode nos fazer sentir desorientados. O que é pior – este frenético deslocamento entre duas ou mais coisas podem nos roubar o sentimento de satisfação.
Jeremy Hunter, PhD, professor assistente na Peter F. Drucker School of Management, oferece um curso chamado The Executive Mind. Seus alunos muitas vezes lhe dizem que a multitarefa faz com que se sintam totalmente ineficazes, e irrita as pessoas com quem trabalham. Durante uma recente discussão de Jeremy com Mirabai Bush, ele compartilhou vários exemplos sobre maneiras de alterar hábitos de distração nas organizações. Aqui está o que ele apresentou.
“Sabemos com base na pesquisa de Mihaly Csikszentmihalyi, que, a fim de fluir você precisa ter atenção concentrada. Uma vez que nossos locais de trabalho permitem tudo menos a concentração, como é que se pode ter essa experiência satisfatória de absorção profunda no que está fazendo, se você está fazendo diversas coisas ao mesmo tempo durante todo o dia?
Lembrar
A Atenção Plena é uma estratégia para escapar da distração. Uma das coisas que discutimos no curso é como simplesmente tomar alguns instantes – um minuto, dois minutos – em que você simplesmente para e deixa a sua atenção retornar para onde você está. Você não precisa parecer estranho no ambiente do escritório. Você está simplesmente parando, dando uma pausa, respirando, e lembrando-se de trazer a sua atenção para o aqui e o agora. Essa é uma maneira relativamente fácil de recuperar o seu foco.
Mudar Hábitos
Outra abordagem é mudar seus hábitos e rotinas. Um dos meus alunos, um diretor executivo de uma grande empresa da área de alimentos, decidiu mudar a política de reuniões semanais. Ele ficou fora da sala com uma caixa. Conforme as pessoas entravam na sala, precisavam colocar seus celulares na caixa. No início, as pessoas ficavam irritadas e inquietas. Ele disse que era como estar em uma enfermaria de reabilitação. Mas ao longo do tempo, o que ele descobriu foi que as pessoas realmente passaram a ter conversas significativas e profundas sobre as questões que a empresa estava enfrentando – e que elas estavam resolvendo. Ele viu o poder de simplesmente ter todos na mesma sala, ao mesmo tempo, e não distraídos por aparelhos.
Ele começou a reduzir outras distrações de sua jornada de trabalho – não ter muitas telas abertas ao mesmo tempo, reservar um tempo para responder e-mails, desligar seu telefone celular pessoal por algumas horas. No final da semana, ele estimou que tinha duas a três horas livres por dia, que ele não tinha antes. É surpreendente que um grande executivo possa ter 40 horas a mais no mês, simplesmente reduzindo distrações desnecessárias.
Defina Expectativas
Se você está tentando trazer mais atenção plena a um contexto organizacional, enfrentar o hábito da multitarefa é um ótimo ponto para começar. Todos sabem do que se trata, e ninguém gosta. No entanto, muitas vezes as pessoas sentem que precisam ser assim. É uma armadilha que as pessoas criam para si mesmas.
Um dos pontos que você pode abordar em uma conversa sobre as expectativas de como usarmos a nossa atenção quando estamos reunidos: Quais são as regras sobre a multitarefa? Quais são as regras sobre as reuniões? Quais são as regras sobre os e-mails? Porque nossa cultura ainda não desenvolveu uma etiqueta estável em torno do que é aceitável. Isso pode ser uma conversa poderosa, libertadora e significativa para as pessoas.”
http://www.mindful.org/at-work/how-to-get-from-distraction-to-satisfaction