Curso Completo – Marília – SP
Curso Completo
Cultivating Emotional Balance
“O programa Cultivating Emotional Balance (CEB), foi desenvolvido por Paul Ekman – psicólogo que por décadas dedicou-se ao estudo das emoções – e Alan Wallace – físico e estudioso das tradições meditativas – como resultado de um encontro do Mind and Life Institute em março de 2000.
A intenção principal do Programa CEB é oferecer recursos para que o participante aprenda a cultivar níveis maiores de bem-estar emocional. Neste contexto, “bem-estar emocional” equivale ao que os gregos chamaram de eudaimonia, uma felicidade mais genuína e independente da sustentação e do controle de estímulos externos. Este bem-estar emocional é abordado como sendo resultado da interação de inteligências desenvolvidas com base em quatro Equilíbrios fundamentais:
Equilíbrio Conativo – refere-se discriminar intenções e desejos e alinhá-los ao
cultivo do bem-estar de si mesmo e dos outros.
Equilíbrio da Atenção – equivale a “afinar o instrumento” da nossa atenção,
para que possamos focar no que realmente importa. Como disse o pioneiro da psicologia ocidental, William James, “a cada momento, aquilo em que prestamos atenção é a realidade.”
Equilíbrio Cognitivo – a inteligência desenvolvida aqui é a de perceber da forma mais clara possível o que a realidade está nos apresentando, identificando o papel do observador na interpretação da realidade
Equilíbrio Emocional – em certa medida seria o resultado dos equilíbrios anteriores, ampliado e enriquecido por ferramentas que nos permitem compreender melhor os episódios emocionais.
Neste vídeo, o Professor Alan Wallace explica em detalhe como esses equilíbrios se interrelacionam e conduzem ao bem-estar mental e emocional:
Como o conteúdo é apresentado
O programa Cultivando o Equilíbrio Emocional pretende abordar, na teoria e na prática, as seguintes questões: O que é felicidade genuína? Quais são as suas causas e como podemos cultivá-las? O que são as emoções e quais suas características? Como podemos nos relacionar com elas de modo mais saudável? Como desenvolver maior estabilidade e autonomia? Como desenvolver maior clareza sobre o que nos faz sofrer e o que nos faz felizes, aproveitando a vida diária — relacionamentos, trabalho, família… — como espaço prático de desenvolvimento pessoal, nosso e dos outros? Como cuidar de si e de que modo podemos cuidar do outro?
Para isso, o programa se estrutura em torno dos Quatro Equilíbrios, que compreendem os quatro aspectos centrais que regem o comportamento humano. Em cada um deles, apresentamos os fundamentos, o que caracteriza uma disfunção, uma hiperatividade e um déficit das habilidades em questão.
• Equilíbrio emocional: compreende conceitos e práticas que nos ajudam no entendimento mais claro de como as emoções operam e quais os modos mais eficazes de lidar com elas; é uma consequência natural dos três equilíbrios abaixo descritos.
• Equilíbrio da atenção: através de uma maior habilidade em estabilizar a atenção e escolher o foco no que realmente importa, naturalmente obtemos um maior estado de relaxamento e estabilidade frente às condições externas. Nesse aspecto, a meditação é inserida como ferramenta principal.
• Equilíbrio cognitivo: apreensão e compreensão de teorias que esclarecem sobre o funcionamento das emoções, e de que forma o relacionamento com elas pode produzir mudanças significativas na forma como interagimos no mundo.
• Equilíbrio conativo: revendo e fortalecendo as verdadeiras motivações, somos capazes de nos relacionar melhor, na medida em que fica mais clara a relação de interdependência existente na felicidade genuína.
Ao longo dos encontros, através de abordagem teórico-vivencial, aprenderemos técnicas específicas de meditação experimentadas por gerações e recentemente verificadas também cientificamente, além de ferramentas vindas da psicologia atual com relação ao funcionamento das emoções.
É um processo educacional (não terapêutico) que cada um poderá depois seguir aplicando em um desenvolvimento gradual, treinando cada um dos equilíbrios, investigando quais métodos de fato funcionam para reduzir nossas respostas emocionais destrutivas, desenvolver uma visão mais clara, maior autonomia de ânimo, aumentando a lucidez e compaixão no dia-a-dia.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Palestra: 28/08 às 19:30 ( local a confirmar)
Módulo 1 – 29 e 30/Agosto; Módulo 2 – 19 e 20/Set; Módulo 3 – 03 e 04/Out; Módulo 4 – 17 e 18/Out.
Sábados das 08:30 às 17:00h – intervalo das 12 às 14:00h e Domingos das 08:30 às 12h.
Clique para fazer sua inscrição
Contribuição:
Curso – 4 módulos: até 14/08 = R$ 600,00; após = R$ 680,00.
Estudantes* e professores: até 14/08 = R$ 400,00; após = R$ 450,00.
Inscrição em 1 módulo – R$ 180,00 ; 2 módulos – R$ 350,00; 3 módulos – R$ 480,00. ( para inscrição com até 10 dias de antecedência, 10% de desconto).
Estudantes* e professores: inscrição em 1 módulo – R$ 120,00; 2 módulos – $ 230,00; 3 módulos – R$ 320,00. ( para inscrição com até 10 dias de antecedência, 10% de desconto).
É possível parcelamento em até 4X
*Estudantes universitários de graduação e mestrado; e nível médio.
Local: (a confirmar)
Facilitadoras: Jeanne Pilli e Caroline Bertolino
Jeanne Pilli é professora certificada pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies no programa Cultivating Emotional Balance; conduz práticas regulares de meditação para profissionais de saúde do CECCO (Centro de Convivência / Unidade Municipal de Saúde) e para praticantes com diversas formações no CEBB São Paulo; instrutora de yoga, formada pelo Instituto de Estudo e Pesquisa em Yoga, Prof Marcos Rojo. Formada em Farmácia/Bioquímica pela Universidade de São Paulo, e consultora em projetos na área de sistemas de saúde. Será a facilitadora dos módulos 2 e 3 do curso.
Caroline de Oliveira Bertolino é professora certificada Santa Barbara Institute for Consciousness Studies no programa Cultivating Emotional Balance. Participou do programa Mindful Self Compassion Training 2014. Tem formação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e pós-graduação em Arteterapia pelo NAPE. É terapeuta floral. Também é habilitada pelo Instituto Social Pichon-Riviére para desenvolvimento e coordenação de grupos. Atua nas esferas institucional e educacional para a promoção da saúde mental individual e coletiva. Coordena grupos periódicos de meditação em instituições. Será a facilitadora dos módulos 1 e 4 do curso.