Curso Completo – São Paulo
Curso Completo
Cultivating Emotional Balance
Fiz a formação em 2013, com o Professor Alan Wallace e com Eve Ekman, e fiquei apaixonada. A começar pelo objetivo do CEB, que é nada mais nada menos do que cultivar a “felicidade genuína”. O programa combina de uma forma muito elegante as várias técnicas contemplativas tradicionais e elementos da psicologia moderna, lançando luz sobre diversos aspectos da nossa saúde emocional. O que chamamos aqui de felicidade genuína seria um bem-estar profundo, bem menos condicionado e dependente de circunstâncias externas. Quem neste nosso mundo moderno não se beneficiaria disso?
O curso é apresentado em diversos formatos com duração total de 42 horas para podermos experimentar as práticas e a aplicação do conteúdo todo na nossa vida diária. Porque, afinal, é isso que importa, não é mesmo?
O CEB se estrutura em torno de quatro inteligências que resultam em quatro equilíbrios:
Equilíbrio Conativo – refere-se discriminar intenções e desejos e alinhá-los ao cultivo do bem-estar de si mesmo e dos outros. Será que estamos utilizando o nosso tempo no que de fato nos conduz ao bem-estar? Nós temos clareza sobre o que, no longo prazo, nos trará a felicidade genuína?
Equilíbrio da Atenção – equivale a “afinar o instrumento” da nossa atenção para que possamos focar no que realmente importa. Como disse o pioneiro da psicologia ocidental, William James, “a cada momento, aquilo em que prestamos atenção é a realidade”. O que será que compõe a nossa realidade hoje? Como a desatenção afeta a nossa mente e as nossas relações?
Equilíbrio Cognitivo – a inteligência desenvolvida aqui é a de perceber da forma mais clara possível o que a realidade está nos apresentando. Será que vemos as pessoas e as situações, momento a momento, de forma clara, ou estamos sempre vendo apenas as nossas versões sobre a realidade?
Equilíbrio Afetivo – nosso bem-estar é diretamente influenciado pela qualidade das nossas relações e vice-versa. Que elementos do nosso mundo interno interferem na qualidade das nossas relações? Como podemos escolher melhor o olhar que ofereceremos ao outro?
Você pode encontrar mais informações sobre o CEB aqui.
Quem é a instrutora?
Se desejar, deixe seu contato aqui para que eu possa te avisar da próxima edição do Curso.